Marketing para estetica, o guia prático para levar o seu negócio para o ambiente digital

Marketing para estetica, o guia prático para levar o seu negócio para o ambiente digital

Escrito em 19/01/2023
Fernanda Normando

Com a disputada concorrência e expansão exponencial do mercado da saúde e beleza, ficou cada vez mais necessário que as clínicas invistam em marketing para estetica. O cenário aponta que esse segmento segue com altas taxas de crescimento, mesmo em momentos de crise.

De acordo com os dados do Grand View Research, o mercado global de estética deve chegar a US$ 124,7 bilhões até 2028, com chances de expandir a taxas de crescimento anual de 9,8%.

Quando pensamos em nível mundial, o Brasil ocupa a terceira colocação no ranking de maior mercado consumidor de serviços e produtos voltados para cuidados com saúde estética. Ficando atrás, apenas, de Estados Unidos e China.

Os números só reforçam o quanto esse segmento está em alta e tem potencial de crescer ainda mais. O quanto é essencial que as clínicas estejam preparadas para lidar com a alta demanda, fortalecendo suas estratégias de marketing para estetica e ficando à frente dos concorrentes.

Não sabe o que fazer para chegar aos seus objetivos? Continue a leitura deste artigo que iremos te contar tudo sobre a importância do marketing na área da estética, com um guia prático para seu negócio. Boa leitura!

Qual a importância do marketing na estética?

O marketing para estetica é bem amplo e engloba um conjunto de estratégias e técnicas, baseadas em um plano de marketing para estetica, que irá guiar as ações que serão executadas pelo seu negócio. Tem foco em causar impacto no público-alvo, fazendo com que ele se sinta atraído pelo seu conteúdo e consuma seus produtos e/ou serviços.

Há alguns anos, a única forma de anunciar os serviços oferecidos em uma clínica de estética era através de mídias tradicionais, como jornais, revistas, rádios e televisão. Com o tempo foram surgindo novas possibilidades, como os outdoors e busdoors. Todas essas mídias – hoje chamadas de off-line – eram muito caras, exigindo alto investimento para ter algum retorno.

A chegada da internet trouxe consigo uma nova era na forma de anunciar produtos e/ou serviços, que passaram a ser feitos on-line. As barreiras físicas foram rompidas, fazendo com que a informação chegasse em um número expressivamente maior ao mesmo tempo, independente de localização geográfica. A informação passou a chegar em todos os cantos do mundo ao mesmo tempo.

Com o avanço da internet e tecnologia, equipamentos e ferramentas novas foram e continuam surgindo, trazendo consigo oportunidades ainda maiores e melhores para os negócios. O marketing digital, por sua vez, veio para trabalhar de forma mais assertiva e efetiva as estratégias de marketing para estetica, sendo dedicadas às ações desenvolvidas no ambiente on-line.

As ferramentas de publicidade digital atuais dão a possibilidade de segmentar os clientes, o que permite fazer ações voltadas exclusivamente para o seu público-alvo. Além de mensurar quais foram os resultados e direcionar novos investimentos.

Portanto, utilizar do marketing digital como a principal forma de marketing para clínica de estética é garantia de expansão do negócio, conquistando e fidelizando novos clientes, e aumento da lucratividade.

Vantagens do marketing para estetica

Como já dissemos, o marketing para estetica é fundamental para fazer com que as estratégias do negócio estejam alinhadas às necessidades e desejos do público-alvo. Mas é importante comentar que são diversas as estratégias que podem ser utilizadas.

Por isso, é importante verificar quais serão aquelas que mais se adaptarão à realidade da sua clínica de estética e ao perfil do seu público. Um profissional de marketing é a pessoa ideal para traçar seu planejamento, definindo o que deve ou não ser feito para que as ações sejam efetivas e assertivas.

Investir em marketing no ambiente digital, principalmente, trará diversas vantagens para a clínica de estética, como:

Aumento da competitividade:

Que a concorrência no segmento da beleza é grande, é fato. Mas a partir do momento que você compete utilizando boas ferramentas voltadas para a área, você já sai na frente! Existem diversos softwares dedicados a isso, que ajudam a aplicar de forma correta suas estratégias.

Melhora da reputação da empresa:

Utilizar os canais certos e de maneira adequada fará com que seu público perceba valor no seu negócio, melhorando sua imagem e reputação. Grande parte do seu público está no on-line, principalmente nas redes sociais. Criar um relacionamento com ele, através de conteúdos relevantes e interação, é um excelente caminho para atrair novos clientes e fidelizá-los.

Prospecção de expansão:

O marketing permite que as estratégias e ações sejam focadas para o seu público-alvo, de forma personalizada. Criando conteúdos, anúncios e relacionamento com eles, se sentirão atraídos pelos seus serviços, gerando resultados efetivos para a clínica. Aumento do reconhecimento, aumento dos ganhos.

Ações básicas de marketing digital que toda empresa precisa fazer

Por tudo que vimos acima, já deu para entender o quanto é essencial desenvolver estratégias de marketing para estética para que seu negócio prospere. Principalmente ações voltadas para o ambiente digital.

Preparamos algumas ações básicas para otimizar suas ideias de marketing para estética, se destacar na internet e aumentar as chances de expandir sua clientela.

#1. Explore as funcionalidades do Google

Os consumidores ao definirem por contratar algum serviço tem o hábito de fazer uma pesquisa prévia em mecanismos de busca, a fim de visualizar todas as possibilidades. O principal mecanismo de busca hoje é o Google, plataforma com múltiplas funcionalidades que podem ajudar o seu negócio.

Certifique-se que dentro do seu planejamento de marketing para estética estejam ações que visem fortalecer os mecanismos de pesquisa, fazendo com que seu negócio apareça nas primeiras colocações das buscas. Esse resultado pode ser otimizado através das práticas de SEO (Search Engine Optimization), conjunto de técnica para deixar o seu site e blog mais atrativo para o algoritmo do Google.

A principal prática de SEO é o mapeamento das palavras chaves, ou seja, os termos de pesquisa mais buscados nos mecanismos de pesquisa que tem a ver com o seu negócio. Além disso, criar títulos eficazes, usar links internos e externos ao longo dos textos, usar a proteção HTTPS no site e criar textos com no mínimo 1.000 palavras, são outras práticas que podem favorecer sua colocação no Google.

Outra excelente funcionalidade da plataforma é o Google Meu Negócio, que visa posicionar de forma assertiva as empresas no ambiente virtual, ao serem pesquisadas no mecanismo de busca. Assim, ao buscar pelo nome da sua clínica ou de clínicas próximas, seu negócio aparecerá em destaque, aumentando a atratividade.

Essa ferramenta permite incluir informações essenciais da empresa, como horário de funcionamento, telefone de contato, site, procedimentos realizados, fotos e o endereço que pode ser linkado com o Google Maps. Além disso a ferramenta ainda permite que os usuários possam interagir com a sua página, deixando avaliações, fazendo perguntas e publicando comentários.

#2. Construa um relacionamento com o cliente

Ter um bom atendimento ao seu cliente ou potencial cliente fará toda a diferença! Hoje a experiência de informação e atendimento que o consumidor tem conta muitos pontos na tomada de decisão pela escolha da empresa onde fará o serviço que procura. Invista em uma presença digital mais humana.

Invista em manter todos os seus canais de atendimento funcionando de forma ágil. Mantenha seu site com informações atualizadas, dê informações verdadeiras e relevantes, mostre que todos os profissionais envolvidos tem conhecimento sobre o serviço oferecido, responda prontamente todas as perguntas e dúvidas nos comentários de redes sociais.

Todas essas ações farão com que o seu público se sinta mais próximo da sua clínica e confortável para agendar uma avaliação e possível procedimento.

#3. Explore o poder das mídias sociais

Não há como falar em marketing para estética sem pensar em redes sociais. Esses canais são considerados os mais eficientes hoje em dia. E não somos nós que estamos afirmando. São dados como os da Hootsuite e WeAreSocial que relatam que no Brasil há mais de 150 milhões de usuários, o que equivale a 70,3% da população.

Grande parte do público da sua clínica de estética está em uma dessa redes. Então é essencial explorar essas plataformas como estratégias para seu negócio. Ter um perfil no Instagram, por exemplo, é fundamental para chegar até onde os seus possíveis clientes estão.

Existem diversas mídias sociais hoje, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, Tik Tok. Dessas, a mais usadas para fins profissionais na área estética hoje é o Instagram. Com inúmeras possibilidades, a plataforma permite que perfis profissionais desenvolvam variadas ações focadas nos negócios.

Mas para que transpareça seriedade, é importante preocupar-se com a estética visual dessa rede, criando conteúdos padronizados, textos bem escritos, fotos e vídeos com boa qualidade. A interação com o usuário também é um ponto relevante. Responda de forma ágil e humanizada aos comentários, dúvidas e questionamentos que surgirem.

Vamos à algumas ideias do que fazer nas redes sociais e o que postar na estética:

  • lives com profissionais;
  • fotos de antes e depois dos procedimentos;
  • transmissões ao vivo de eventos;
  • posts com conteúdos informativos;
  • depoimentos de clientes.

#4. Crie conteúdo de valor para seu público

Uma das estratégias de marketing digital que mais tem surgido efeito hoje é o marketing de conteúdo. Entregar conteúdo de valor para seu cliente e leads em potencial ajudam na construção de uma imagem de referência na área de atuação da clínica, transparecendo confiabilidade e seriedade.

Os conteúdos de valor são aqueles que possuem temáticas que irão agradar o seu nicho, materiais que são relevantes para eles, fazendo com que se interessem em saber mais sobre a empresa e serviços que ela oferece.

Além das informações básicas da sua clínica, o site institucional deve conter espaços para publicação desses conteúdos, como e-books, postagens atrativas e informativas, artigos aprofundados sobre temas da área. Informações ricas sobre assuntos que irão interessá-los.

Dessa forma você irá mostrar aos leitores o quanto tem expertise no assunto, está à frente da concorrência e tem a solução certa para suas necessidades, dores e desejos.

#5. Invista em publicidade paga

Os resultados das suas ações de marketing para estética podem ser potencializados de forma expressiva com o uso de anúncios patrocinados. Deixar apenas para o engajamento orgânico pode fazer com que os resultados não sejam como esperados ou demorem mais para aparecer.

As campanhas patrocinadas podem ser segmentadas por público, sendo direcionadas apenas para aquelas pessoas que já possuem interesse pelos serviços que sua clínica oferece. Com um investimento relativamente baixo você conseguirá alcançar um volume muito maior de público.

Esses anúncios pagos podem ser feitos nos mecanismos de busca, com o Google Ads, por exemplo, fazendo com que seu site apareça no topo da lista de resultados das pesquisas dos usuários e tenha muito mais visibilidade. Podem ser feitos, também, nas redes sociais, como a ferramenta do Instagram Ads, que permite anúncios no feed ou stories, por imagens ou vídeos.

Dica bônus

Mesmo que suas estratégias de marketing para estética estejam muito bem estruturadas, elas não irão funcionar bem e trazer resultados se o serviço ou produto que você oferece for ruim.

Então, é extremamente fundamental – e deve ser o ponto chave para seu negócio – trabalhar com materiais e equipamentos com tecnologia de ponta, como aqueles produzidos pela Body Health. Menos chances de problemas e mais resultados positivos para seu negócio!

Conheça as tecnologias que utilizamos e que agregarão ainda mais resultado e efetividade no seu negócio.