Foliculite na virilha: como a depilação a laser pode ajudar

Foliculite na virilha: como a depilação a laser pode ajudar

Escrito em 20/09/2022
Body Health Brasil

A foliculite na virilha é uma condição que acomete homens e mulheres, causando desconforto e afetando diretamente sua autoestima. Por esse motivo, muitos procuram por tratamentos que eliminem esse problema ou por métodos de depilação que não causem esse efeito tão desagradável. E é aí que entra em cena a depilação a laser!

A depilação a laser é o melhor tratamento para foliculite na virilha e em outras regiões do corpo. Isso porque, ao contrário de outros métodos, ela é capaz de atuar diretamente no bulbo do folículo, evitando que as bactérias se proliferem na área tratada. Mas, como isso pode ajudar a evitar a foliculite?

Para entender o porquê a depilação a laser é um ótimo tratamento para foliculite, é preciso compreender suas causas. Vamos lá?

O que é foliculite e quais são suas causas?

A foliculite, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma infecção na pele causada, geralmente, pela presença de fungos, vírus ou bactérias nos folículos pilosos. Entretanto, sua origem também pode estar atrelada a uma inflamação de pelos encravados que acabam formando pequenas espinhas de pontas brancas em torno dos folículos.

foliculiteQualquer um está apto a desenvolver foliculite na virilha, contudo alguns fatores podem contribuir para que a pessoa seja mais suscetível a essa condição, tais como:

  • Doenças que afetam a imunidade;
  • Uso de medicamentos contínuos;
  • Excesso de acne ou a presença de dermatite;
  • Danos a pele por fricção ao se depilar.

Entre outros fatores que estão presentes no nosso dia a dia. Elas surgem em várias áreas do nosso corpo, mas as reclamações mais recorrentes são na área do rosto, precisamente na barba, e na virilha. As conhecidas espinhas podem coçar e doer, mesmo sendo superficiais, além de causar um desconforto estético que acaba afetando diretamente a nossa autoestima.

A inflamação do pelo se cura sozinha, mas em casos mais graves e recorrentes é recomendada uma atenção especial, pois pode levar à perda permanente dos pelos.

Existe tratamento para foliculite?

Sim, atualmente existem diversos tratamentos para foliculite. Entretanto, antes de ir em busca de soluções, é necessário consultar um dermatologista para que ele avalie seu caso. Visto que a foliculite na virilha e em outras áreas pode apresentar graus diferentes e, por consequência, exige tratamentos distintos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a foliculite pode ser superficial ou profunda. Em casos superficiais, a pele apresenta apenas pequenas espinhas com as quais já estão familiarizados. Porém, em casos de foliculite profunda, a inflamação da pele causa a formação de furúnculos. Outro ponto importante a ressaltar é que elas também se diferenciam pelos tipos, não apenas pela gravidade.

Você pode ter uma foliculite superficial causada por um tipo específico de bactéria, logo o tratamento será diferente daquele utilizado em casos mais comuns. Portanto, é preciso ficar atento aos sintomas e sempre consultar um dermatologista!

Tipos de foliculite superficial:

  • Foliculite Estafilocócica: é causada por bactérias presentes na nossa pele que chegam aos folículos através de lesões, sendo o tipo mais comum de foliculite.
  • Foliculite por pseudômonas: são causadas por bactérias presentes em ambientes aquáticos com alto níveis de cloro, como banheiras e piscinas aquecidas.
  • Pseudofoliculite da barba: é uma infecção decorrente da depilação constante dos pelos da barba, mas que também pode afetar a área da virilha. Isso porque, em ambos os casos, os pelos crescem de forma curvada, para o interior da pele, causando inflamação.  
  • Foliculite Ptirospórica: é causada pelo mesmo fungo que causa as espinhas, sendo comum aparecer na adolescência e em jovens adultos.

Tipos de foliculite profunda:

  • Sicose barba: pequenas inflamações que aparecem no lábio superior, queixo e mandíbula, e podem ser recorrentes. Normalmente, elas estão atreladas ao ato diário de barbear.
  • Foliculite por bactéria gram-negativa: está atrelada ao uso de antibióticos no tratamento de acne, pois eles alteram o equilíbrio da pele. Na maioria dos casos, elas somem após a suspensão do medicamento, mas é preciso ter atenção porque podem causar lesões graves.
  • Furúnculos e carbúnculos: ocorrem quando os folículos pilosos são profundamente infectados por bactérias.
  • Foliculite eosinofílica: sua causa não é conhecida e acomete principalmente pessoas infectadas pelo vírus HIV.

Como acabar com a foliculite nas partes íntimas?

Conforme mencionamos anteriormente, o tratamento para foliculite será determinado após o dermatologista identificar as suas causas. Porém, em casos mais superficiais, alguns cuidados diários podem ajudar a evitar e a eliminar as espinhas a curto prazo, tais como:

  • Manter a pele limpa, seca e hidratada;
  • Não realizar lavagens antissépticas rotineiramente, pois eliminam as bactérias protetoras.
  • Evitar escoriações ou irritações na pele, como as causadas pela depilação com lâmina ou cera.

Uma ótima solução para o último item é investir na depilação a laser e os motivos explicamos a seguir!

Depilação a laser resolve foliculite na virilha?

Sim, a depilação a laser é uma ótima solução para a foliculite na virilha e em outras áreas do nosso corpo. Afinal, ao contrário de outros métodos, o laser é capaz de tratar diretamente o folículo piloso, inibindo de vez o seu crescimento. E isso sem causar qualquer dano à pele! Já que, com o equipamento adequado, o laser irá atuar na molécula de melanina e não irá afetar tecidos adjacentes.

Como o folículo é, literalmente, a raiz dos problemas para pessoas que sofrem com foliculite, eliminá-lo é a melhor solução para evitar sua recorrência. Portanto, a depilação a laser é a melhor alternativa para casos de foliculite superficial, desde que com orientação médica e em profissionais capacitados.

Se você está interessado neste tratamento, saiba bem a clínica e o profissional em que irá realizar o procedimento. Para isso, busque por clínicas que trabalham com o melhor equipamento de depilação a laser do mercado: o Laser Crystal 3D Plus. Ele possui características únicas que garantem a sua segurança durante as sessões, além de resultados incríveis a curto e longo prazo.

Procure uma clínica com o Laser Crystal 3D Plus e surpreenda-se com os resultados da sua depilação a laser!