Precificação de tratamentos estéticos: O que fazer para elevar a saúde financeira do seu negócio

Precificação de tratamentos estéticos: O que fazer para elevar a saúde financeira do seu negócio

Escrito em 09/09/2022
Glaucia Stefanie

O processo de precificação de tratamentos estéticos é essencial para o sucesso da sua clínica ou consultório, pois irá interferir diretamente na sua lucratividade. Por esse motivo, é preciso entender todos os fatores que determinam o valor do seu serviço, ou seja, quanto você irá cobrar do seu paciente pelos tratamentos oferecidos.

Apesar de ser um conceito básico, existem muitos profissionais que ainda não compreendem completamente sua importância ou possuem dúvidas sobre a precificação. Pensando nisso, reunimos neste guia informações essenciais para que você não erre na hora de determinar a precificação de tratamentos estéticos.

Quer saber quais são elas? Então continue sua leitura até o final e tenha certeza de que a lucratividade da sua clínica ou consultoria de estética irá se renovar.

Como calcular a precificação de tratamentos estéticos?

Para calcular a precificação de tratamentos estéticos e de outros produtos é preciso entender como esse processo funciona. Isso porque, apesar de ser complexo, é necessário seguir apenas um passo a passo que inclui informações essenciais sobre seu negócio e seus produtos.

Passo a passo para calcular o valor dos tratamentos estéticos:

1. Entenda a diferença entre custo x valor:

O primeiro passo no processo de precificação de tratamentos estéticos é entender a diferença entre custo e valor, porque são conceitos determinantes para compreender o que define um preço. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existe sim uma diferença entre esses dois conceitos tão abordados por profissionais e consumidores. Isso porque, do ponto de vista econômico, são variáveis que determinam itens distintos que compõem o processo de precificação.

O custo, por exemplo, é a soma dos seus investimentos e gastos necessários para prestar um serviço. Analisar a origem desses custos é uma estratégia importante para que você determine a proporção do investimento necessário para prestar aquele serviço E encontre gargalos que possam estar prejudicando sua lucratividade. Além disso, é uma análise importante para que você faça a previsão do lucro líquido de cada serviço.

A função do valor já é bem diferente! Porque quando falamos de valor estamos falando dos diferenciais dos seus serviços, ou seja, tudo aquilo que o destaca perante a concorrência. Por esse motivo, para determinar o valor de um serviço, é necessário considerar três fatores: a qualidade do serviço, o valor agregado a ele e os diferenciais que irão levar o cliente a optar pelos seus serviços.

Essas características são determinantes na hora de estabelecer a precificação de um produto ou serviço, por esse motivo devem ser levadas a sério.

2. Faça uma levantamento de todos os seus custos:

Para fazer a precificação de tratamentos estéticos o caminho é o mesmo. Primeiro é importante compreender todos os custos que envolvem um tratamento, assim como mencionamos anteriormente. Os custos vão desde investimentos estratégicos, como o equipamento utilizado no procedimento, materiais descartáveis, produtos etc; até a infraestrutura do seu consultório. Portanto, antes mesmo de planejar uma precificação, faça esse levantamento de todos os seus custos diários, semanais e mensais.

O segundo passo será determinar os valores que estão agregados aos seus serviços, assim como mencionamos anteriormente. Não seja humilde e não tenha medo de atrelar ao seu trabalho todas as características que ele merece ou possui, pois esse é um fator determinante na hora de estabelecer o seu preço. Afinal, se você enquanto profissional não valorizar seu produto, não será o cliente que irá fazer isso, não é mesmo?!

Caso tenha alguma dúvida na hora de determinar o valor do seu serviço, busque auxílio de um profissional ou faça uma pesquisa com seus clientes. Eles são fontes importantes para que você compreenda os seus diferenciais, bem como os motivos pelos quais é a escolha dessas pessoas diante de tanta concorrência.

3. Defina a margem de lucro desejada:

Já sabe os custos e os valores do seu serviço com clareza? Então é hora de determinar a margem de lucro que você deseja obter no seu negócio. Mas, antes de falar como fazer isso, é preciso que você compreenda qual é a definição de lucro. De acordo com o blog ContaAzul, “lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho”.

Para determinar a margem de lucro do seu negócio será necessário prever os custos naquele período e estabelecer uma receita mínima. Dessa forma, você terá como definir uma meta mensal para que sua clínica de estética tenha a lucratividade necessária durante aquele mês e até mesmo durante aquele ano.

Vale ressaltar que esse cálculo é feito para estabelecer o lucro bruto, pois é levado em consideração apenas os custos com investimento para execução do serviço. Outros custos não são determinantes para a margem de lucro bruta, como impostos, tributação, despesas pessoais e com a equipe. Nesse caso, seria necessário calcular a margem de lucro líquida, ou seja, o que você realmente terá de lucro final naquele período.

Por que calcular a margem de lucro é importante? Essa é a única maneira de saber quanto sobra do preço cobrado pelo serviço. Portanto, é a única maneira de saber se sua precificação de tratamentos estéticos está correta ou se está te trazendo prejuízos.

4. Estude o mercado e os concorrentes:

Ao final desse processo em busca da precificação correta, será natural perguntar: meu preço é competitivo? Ele está acima do ofertado pela concorrência? Os clientes estarão dispostos a pagar esse valor?

É aí que entra em cena a última etapa desse processo, mas talvez a mais importante: estudar o mercado.

O estudo de mercado é extremamente importante para que você compreenda não só a competitividade do seu serviço, mas também seus diferenciais. Através dele será possível determinar quais valores, assim como mencionamos anteriormente, contribuem diretamente para que seu preço seja justificável. Além disso, é uma ótima maneira de estabelecer possíveis oportunidades de negócio, garantindo assim outras maneiras de crescer sua clínica ou consultório de estética.

Esse estudo pode ser feito de maneira simplificada, apenas com uma pesquisa local dos concorrentes, ou um estudo mais completo. Nesse caso, o indicado é contratar uma empresa especializada para que esse levantamento seja feito da melhor maneira possível. Dessa forma, você conseguirá se estabelecer de forma clara no mercado, sem dúvidas e com mais confiança no seu serviço.

Deu para perceber que precificar corretamente seus tratamentos estéticos é o caminho para a manutenção de um negócio saudável e lucrativo. Portanto, não deixe de seguir as informações reunidas nessa publicação e busque conhecer bem os serviços ofertados na sua clínica.

Esse é o caminho para a construção do sucesso no mercado de estética, sobretudo para quem investe em tratamentos de qualidade e em tecnologia de ponta. Para mais informações sobre os equipamentos da Body Health ou dicas que irão potencializar seus resultados, acompanhe aqui no nosso blog!