Marketing estético: como aplicar as estratégias no seu negócio

Marketing estético: como aplicar as estratégias no seu negócio

Escrito em 16/05/2022
Fernanda Normando

Investir corretamente em marketing estético é o melhor caminho para clínicas e consultórios de estética que desejam se destacar no mercado. Contudo, é essencial que essas estratégias sejam aplicadas de maneira assertiva, levando sempre em consideração os principais objetivos do negócio e o comportamento do seu público. Dessa forma, os resultados obtidos com o marketing estético a longo prazo são incríveis, pois realmente fazem a diferença.

Atualmente, grande parte das ações de marketing estão voltadas para o digital, uma vez que o público tem se concentrado nas redes. Entretanto, conforme citamos anteriormente, é importante conhecer o público alvo da sua clínica ou consultório de estética antes mesmo de estabelecer as ações que serão aplicadas.

Esse é o primeiro passo de muitos para a construção de uma estratégia de marketing estético bem-sucedida. Portanto, não deixe de realizar uma pesquisa de mercado, conhecer bem seu processo de vendas e de captação de novos clientes. A partir daí é que você terá informações necessárias para aplicar ações que tragam resultados para o seu negócio.

Com esta primeira etapa concluída é hora de colocar a mão na massa, mas como aplicar as tradicionais ações de marketing digital na estética? Essa é uma dúvida recorrente entre os profissionais, por isso preparamos esse guia com dicas de como conquistar clientes para estética utilizando o marketing.

Saiba como aplicar o marketing estético na sua clínica:

●      Estar presentes em canais diversificados:

Atualmente existe uma grande diversidade de canais em que as empresas podem apostar nas suas estratégias de marketing, no off-line e no digital. Diante de tantas alternativas, é natural que exista uma confusão sobre quais caminhos seguir e em quais mídias investir. Será que é mesmo necessário apostar em todas as redes sociais? Ou continuar com aquela comunicação tradicional de rua?

Essas são perguntas válidas, mas a resposta não é tão simples! Isso porque, diante do mercado em que vivemos, o ideal é ter uma estratégia de marketing estético que abarque todos os pontos, ou seja, todos os canais que podem realmente atingir seus clientes em potencial. Para não errar ao tomar essa decisão, o melhor caminho é investir em um estudo de persona.

Esse estudo irá revelar detalhes importantes sobre seu cliente ideal, ou seja, aquele que está pronto para consumir seus tratamentos. Para isso, são levantadas informações importantes, como quais redes ele consome, suas principais dores, necessidades e outros pontos relevantes para sua tomada de decisão. Dessa forma, ao final desse mapeamento completo da persona, você terá um perfil completo sobre quem é essa pessoa.

Conhecer seu cliente é o primeiro passo para entender em quais canais investir e quais não fazem sentido. Mas, sem deixar de lado a aferição!

Os investimentos em marketing estético são dinâmicos, pois, o que funciona hoje, pode não fazer sentido amanhã. Portanto, acompanhe de perto como eles estão impactando seu negócio e se realmente estão contribuindo para sua lucratividade.

●      Investir em conteúdos nas redes sociais:

Um dos canais mais utilizados no mercado de estética e beleza brasileiro são as redes sociais. De fato, essa é uma estratégia que tem se mostrado cada vez mais eficiente. Isso porque, estudos aplicados em diferentes segmentos, já comprovaram que o consumidor no Brasil e no mundo é influenciado pelos perfis que consome na internet. E não só por influenciadores, eles também são impactados pelas marcas ou negócios que acompanham.

O estudo realizado pela MindMiners, por exemplo, revelou que 54% dos consumidores seguem os perfis das suas marcas preferidas nas redes sociais. A mesma pesquisa também apontou que 21% dos entrevistados utilizam os perfis como fonte de pesquisa antes de efetuar uma compra. Portanto, diante de um papel tão importante no processo de tomada de decisão do cliente, é imprescindível que uma estratégia de marketing para clínicas de estética leve a sério as redes sociais.

É preciso estar em todas? Não. Conforme explicamos no tópico anterior, a presença nos canais digitais deve ser feita de forma estratégica. Levando sempre em consideração o perfil de sua persona! Dessa forma, você será capaz de estar presente em um local realmente efetivo, além de produzir um conteúdo que realmente faça sentido para seus clientes em potencial.

  • Aposte no marketing de conteúdo para estética:

O conteúdo é muito importante em estratégias de marketing para estética, sobretudo em estratégias de marketing digital. Porque as mudanças no comportamento do consumidor não influenciam apenas na forma como eles se relacionam com as marcas, mas também no que elas esperam delas. E eles esperam informação!

Antes de tomar sua decisão final, o novo consumidor é proativo o suficiente para buscar todas as informações necessárias para que ele chegue a uma conclusão. Mas, ele espera que a própria marca seja capaz de oferecer tais esclarecimentos de forma clara e objetiva. Por esse motivo, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais efetivas atualmente, principalmente em estratégias de marketing estético.

O marketing de conteúdo consiste, basicamente, em produzir conteúdos que ajudam, indiretamente, a persona do negócio na sua tomada de decisão. As pautas são definidas conforme os apontamentos feitos no estudo de persona, mas alguns exemplos são recorrentes se tratando de marketing para estética, tais como:

  • Publicações no blog com dicas de tratamento ou esclarecendo dúvidas;
  • Vídeos no Youtube ou redes sociais falando sobre os procedimentos;
  • Conteúdos diários nas redes para gerar relacionamento com os clientes.

Outros formatos também podem ser aplicados, desde que faça sentido para sua estratégia de marketing estético. Eles podem ser publicados em diversos canais, como redes sociais, sites, blogs etc, desde que seja um canal que sua persona esteja presente.

●      Ações voltadas para a fidelização de clientes recorrentes:

As estratégias citadas anteriormente são boas alternativas para os profissionais que estão em dúvidas sobre como conquistar clientes para estética. Entretanto, elas também devem ser conciliadas com ações que visem fidelizar seus pacientes recorrentes. Afinal, conquistar quem está com você é também uma forma de captar novos pacientes.

Indicações abrem caminho, então busque estabelecer ações promocionais exclusivas para quem já está usufruindo dos seus serviços. Uma estratégia muito recorrente em outros setores, por exemplo, é o cartão fidelização com premiações. À medida que o cliente vai consumindo o serviço, ele vai conquistando benefícios exclusivos, como descontos, brindes etc.

A mesma lógica se aplica com as indicações. Os clientes que mais indicam pacientes em um mês, por exemplo, ganham sessões extras. É claro que tudo deve ser definido de acordo com a realidade do seu negócio, prezando por uma saúde financeira e pela sua capacidade de atendimento.

Tais ações trazem resultados ao prolongar a vida do seu paciente, garantindo seu retorno, mas também colaboram para um retorno positivo se combinado com um atendimento de qualidade. Portanto, mesmo que a princípio o retorno seja menor que o esperado, faça esse investimento juntamente com as ações de marketing estético.

Esse é o melhor caminho para quem deseja manter a agenda lotada durante o ano, bem como se destacar em um mercado que está entre os mais concorridos do Brasil. Então, não perca tempo, e comece a colocar em prática agora mesmo as ações de marketing estético na sua clínica ou consultório.