Estratégias incrivelmente simples para não brigar por preço e ser desejado pelos clientes na área da estética

Estratégias incrivelmente simples para não brigar por preço e ser desejado pelos clientes na área da estética

Escrito em 05/05/2022
Equipe Body Health

Um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores é conseguir se destacar apenas pela qualidade dos seus serviços prestados, especialmente em mercados concorridos como a área da estética. Uma vez que, em consequência da alta concorrência, é preciso chamar atenção dos clientes em potencial para além dos preços, ou seja, investindo em uma boa gestão de marca.

A percepção dos clientes com relação ao preço dos produtos tem mudado muito ao longo dos anos, sobretudo na era digital onde eles tem acesso a todas as informações que precisam para a sua tomada de decisão. Por esse motivo, investir em uma estratégia de marca assertiva é totalmente estratégico para clínicas ou consultórios de estética que desejam se destacar no mercado.

O que é uma gestão de marca?

Gestão de marca, também conhecida como branding, é um conjunto de estratégias que ajudam a criar uma visão positiva sobre uma marca. Para isso, são bem estabelecidos todos os aspectos que envolvem o negócio, desde as missões e valores da empresa, até mesmo o modo como é estabelecido a relação com os clientes.

Através desse processo a marca consegue determinar pontos importantes para a construção de uma imagem bem estruturada. Colaborando para a construção de uma experiência satisfatória para seus consumidores, além de fortalecer sua autoridade de mercado e agregar valor ao seu produto. Portanto, o branding é uma ferramenta potente para qualquer empresa que queira se diferenciar da concorrência, incluindo os profissionais que trabalham na área da estética.

Quer saber como aplicar uma boa gestão de marca na sua clínica ou consultório de estética? Continue lendo para entender como aplicar essa estratégia na área de estética para agregar valor aos seus serviços e conquistar cada vez mais clientes.

Saiba como agregar valor aos seus serviços na área da estética:

Algumas estratégias simples de marketing podem ser o grande diferencial da sua clínica ou consultório de estética, desde que aplicadas corretamente. Porque elas são capazes de reforçar junto aos pacientes a qualidade dos serviços e, por consequência, agregando valor para além dos preços praticados.

Separamos ações que podem ser implementadas agora mesmo no seu negócio:

Invista em relacionamento com seus clientes:

Comparação: Laser Íntimo x Radiofrequência Íntima no pós-menopausa

A primeira delas é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing: investir em relacionamento! Utilize seus canais oficiais para construir uma relação de proximidade com os clientes regulares e em potencial, assim será construída também uma relação de confiança. Esse é o primeiro passo para os negócios da área da estética que desejam consumidores que não pensam apenas em preço.

Um dos fatores que contribuem para a tomada de decisão dos consumidores é conhecer bem a marca ou serviços que eles estão consumindo. Portanto, essa relação construída aos poucos, irá colaborar para que ele entenda mais a fundo o trabalho prestado por sua clínica de estética antes mesmo de realizar o tratamento. Além de atestar a seriedade, o investimento que é feito e a qualidade do atendimento já no seu primeiro contato com a clínica.

Essa relação de confiança e proximidade também deve ser mantida com clientes recorrentes, pois eles são responsáveis pelas indicações. A lógica é simples! Se eu gostei de um serviço, independentemente do preço, irei indicar para uma ou mais pessoas próximas a mim. Portanto, priorize sempre um bom relacionamento em todos os canais.

Deixe claro os benefícios dos tratamentos:

Deixe claro para os futuros pacientes os benefícios de cada tratamento, mas reforçando o porquê ele deve fazer aquele investimento. Uma boa solução é utilizar os conteúdos publicados em redes sociais ou outros canais para esclarecer esses pontos, pois eles podem ser esclarecedores e objetivos. Mas, quais são os tópicos que devo abordar?

Em um tratamento de depilação à laser, por exemplo, explique quais são seus pontos fortes perante as outras alternativas no mercado. Em que tempo os resultados são perceptíveis, porque o tratamento é mais duradouro que outros métodos e quais são os custos-benefícios atrelados a esse investimento. Um ponto importante a se destacar são os diferenciais da tecnologia utilizada no tratamento e conhecimento do profissional.

Outro conteúdo que pode ser utilizado para reforçar a qualidade do serviço, principalmente na área de estética, são os depoimentos de outros pacientes. Assim como citamos anteriormente, clientes satisfeitos se sentem à vontade para indicar os produtos que eles consumiram. Então, utilizem esses depoimentos em vídeos, mensagens ou outros formatos de publicações para reforçar a qualidade do serviço prestado.

As tradicionais postagens de “antes e depois” também podem ser bem utilizadas nesse sentido, mas um depoimento pessoal é mais bem recebido pelos usuários das redes.

Conte com um canal para esclarecer dúvidas:

Para além das redes sociais, ofereça aos seus pacientes um canal direto para esclarecer dúvidas sobre os tratamentos, antes e após a sua realização. Muitas vezes o primeiro contato surge através de uma dúvida sobre um tratamento, mas depois pode evoluir para serviço contratado.

Alguns negócios utilizam o Whatsapp ou  Telegram, por exemplo como uma extensão do seu atendimento, sendo essenciais para o fechamento das vendas. Uma vez que, através de um processo de vendas bem estruturado, eles conseguem identificar clientes em potencial desde o primeiro contato, oferecendo apenas um atendimento de qualidade.

Essa conversa inicial também pode ser um diferencial para os consumidores, pois gera uma boa impressão desde o primeiro contato. E a primeira impressão ė sempre a que fica, não ė mesmo?!

Ofereça produtos que se complementam:

O preço não precisa ser a estratégia foco da sua clínica ou consultório de estética, pois existem outras maneiras de atrair pacientes. Algumas já citamos anteriormente, mas uma forma muito interessante de agregar valor aos seus produtos é proporcionar experiências.

O diferencial da área da estética é que os próprios serviços se complementam. Portanto, é possível construir com facilidade um protocolo a longo prazo que combine diversos tratamentos, cada qual com seu objetivo. As vantagens para esse combo são diversas, tais como:

  • Aumentar o ticket médio de cada paciente;
  • Garantir o retorno a longo prazo;
  • Captar novos pacientes através de experiências únicas;
  • Ativar protocolos com volume menor de busca;
  • Apresentar inovações através das experiências proporcionadas aos pacientes.

Seguindo essa lógica será fácil construir modelo de negócio baseado em experiências. Dessa forma, constituindo uma relação de consumo em que o paciente valorize mais o estar usufruindo desse momento, do que o preço cobrado por esse serviço.

Aposte sempre em inovações da área da estética e deixe claro para seu público:

Inovações te colocam à frente do mercado, logo é um investimento que deve ser constante para seu negócio. Mas, não guarde isso para você! Deixe claro para seu público, sobretudo os clientes em potencial, quais são os investimentos realizados pelo seu negócio, como em tecnologia, capacitação etc. Destaque também de que forma isso contribuiu para que o serviço e o atendimento executado sejam ainda melhores.

Uma maneira eficiente de deixar isso claro é produzir conteúdo, seja nas redes sociais ou em outros canais, que ressaltam as diferenças de um equipamento, por exemplo. O mesmo vale para tratamentos inovadores, compare com outras alternativas disponíveis na área de estética e deixe claro porque essa é a melhor alternativa para seu cliente.

Quais são os benefícios que ele oferece? Por que ele deve optar por esse serviço e não por outro? Essas são perguntas que devem ser constantes na sua rotina.

Para validar todos os seus apontamentos, traga outros profissionais da estética para discussão. No canal da Body Health no Youtube, por exemplo, são publicados vídeos de especialistas que reforçam as evoluções de tecnologias dos equipamentos. Assim os clientes conseguem ter em mãos todo o conhecimento necessário para uma tomada de decisão assertiva. E, principalmente, que não leve em consideração apenas o preço do seu serviço, mas sim a qualidade e outros pontos atrelados a ele.

Todas as estratégias que abordamos ao longo da publicação contribuem para a construção de uma gestão de marca eficiente. Ao segui-las, com certeza, seu consultório estará apto para fugir da briga por preço tão comum na área da estética. Se destacando pela tecnologia, qualidade de atendimento, experiência e outros fatores tão importantes quanto.

Qual será o resultado? Uma agenda cheia de clientes recorrentes e com ticket médio elevado. Portanto, não deixe para depois! Aplique agora essas estratégias no seu negócio na área da estética.